um grande líder

Se tornar um grande líder não é para qualquer um, verdade seja dita. Esse é um assunto que inclusive toma bastante meu tempo e meus debates, de tão fundamental que ele é para o sucesso de negócios e de empresas.

Ainda assim, eu quero te ajudar a chegar nesse patamar, se ser um grande líder é o seu sonho. É isso que eu faço constantemente no meu trabalho, afinal de contas, e seria um orgulho oferecer esse apoio a você.

É claro que é preciso muito mais do que o que eu vou apresentar nesse texto, mas é chegada a hora de você compreender o que faz um grande líder, e abaixo vou apontar 7 características primordiais desse indivíduo! Vem conferir!

Conheça as 7 principais características de um grande líder

Evidentemente quando eu falo de 7 características falo sabendo que existem muitas outras mais. O que acontece é que nos meus anos de experiência foram esses adjetivos, essas capacidades que eu percebi que não poderiam jamais faltar em um grande líder, e é o que eu busco ajudar os seus clientes a desenvolver.

Sendo assim, abaixo vou apontar esses aspectos que um grande líder deve ter e que eu espero que você tenha. Se ainda não tem, está mais do que na hora de pensar sobre como desenvolver:

  1. Seja um líder realmente atuante – Aqui eu vou fazer uma distinção importante: gestor e líder não são, em definitivo, as mesmas pessoas. Um gestor gerencia, mas um líder faz muito mais do que isso.

Cabe a ele estimular a sua equipe, encontrar as falhas e buscar os melhores resultados continuamente. Sim, um bom gestor pode ser um bom líder, mas uma coisa não vem necessariamente conectada a outra e é importante que isso seja compreendido;

 

  1. Busque assumir as responsabilidades – Falei mais amplamente sobre esse tema nesse texto aqui, e eu vivo repetindo porque é um tema crucial: um líder que não se coloca como responsável pela sua equipe e pelo que ela faz não tem um time com quem possa contar e tão pouco está preparado para a liderança.

Se soa drástico o que estou falando preciso que você entenda que é apenas a realidade dos fatos!

Se o líder não se coloca como alguém que está à frente para as críticas, se ele não entende que não importa o contexto, é ele quem tem que encontrar os meios para trazer a prosperidade para aquele grupo fica muito complicado conseguir ter ganhos;

 

  1. Se coloque sempre como o exemplo – Um grande líder tem o dever de se ver e se impor como um exemplo para a sua equipe. Dentro do ambiente laboral é ele quem deve ser visto como alguém a ser seguido.

Você não pode pedir que eles façam o que você não faz, ou que eles digam o que você não diz. Eles serão o que você é, então buscar sempre ser o melhor espelho é primordial para os seus colaboradores e para o seu sucesso numa posição de liderança;

  1. Confie em seus subordinados e neles como um time – Isso é dever de um bom líder, definitivamente. Por mais que você seja ótimo no que faz se você tem uma equipe é porque sozinho não dá conta.

Entender esse fator é crucial para você não cair no erro de subestimar a sua equipe, mesmo. A inteligência e a capacidade deles deve ser elevada a todo momento e você pode delegar sem medo, se escolheu bem quem está ao seu lado;

 

  1. Tome as decisões, não deixe ela para os outros – Falo mais amplamente desse tema nesse artigo, mas é outro ponto que aparece continuamente nas minhas conversas e assuntos.

É bem comum vermos as pessoas que estão em posição de liderança terem medo de se colocar, de dizer “vamos fazer isso”, ou “não vamos fazer aquilo”.

De fato, decidir é complicado mesmo, mas é dever de um líder, e não existe possibilidade dessa obrigação ser deixada para os seus colaboradores;

 

  1. Procure dar sempre um feedback – Uma equipe depende demais de estímulos, mas também de correção. Não significa humilhar ou punir, mas sim dar feedback sobre os resultados apresentados para todo o time.

Se eles não sabem se estão indo bem, se tem algo para melhorar e o que seria isso é muito difícil alcançar resultados mais satisfatórios, mesmo. E claro, o colaborador pode vir até você e perguntar, mas é seu dever ir até ele e dizer.

Você é o maior interessado em que essa questão seja muito bem esclarecida e pontuada;

 

  1. Respeite os seus limites e o dos outros – Muitos líderes se tornam invasivos e abusivos com seus subordinados, o que é inaceitável em termos éticos e pouco funcional em termos práticos.

Entender que aquela pessoa tem direito ao seu espaço, privacidade e opinião é imperioso para que a relação de um bom líder com o seu subordinado seja realmente plena.

Por incrível que pareça esse é um dos pontos onde existem mais falhas e problemáticas, então se você puder evitá-los melhor para você e também melhor para a sua liderança;

Entenda que você está em processo de aprendizagem

Engana-se quem pensa que alguém vai para a liderança prontinho para ocupar essa posição. Isso não existe, em absoluto. Por mais vontade que se tenha de acertar é normal que os líderes errem, se equivoquem, se atrapalhem, se enganem.

Isso é esperado. O que não pode ser é você não aceitar esse processo como natural e contínuo, em que você vai evoluir junto com os seus colaboradores o tempo todo!

Se você quer ser um grande líder isso não acontecerá do dia para a noite. É um lugar que se ocupa plenamente aos poucos e a medida que você aprende e se desenvolve.

Preparei um teste gratuito chamado “A Roda do Sucesso Empresarial“ que pode te ajudar a identificar os pontos bons e os pontos a desenvolver na sua liderança, caso queira examinar a sua liderança e receber um feedback personalizado em vídeo sobre os pontos que pode melhorar, clicar aqui.

E não, não é fácil. É bem difícil, é bem desafiador, é bem complicado, mas acredite: se alguém pode, você também podem!! Se você quiser você consegue, e eu posso te ajudar nessa trajetória!

Caso queira ler um artigo e aprender como motivar seus liderados, recomendo a leitura deste meu outro artigo:

Como motivar os funcionários na empresa em 5 estratégias infalíveis

Um forte abraço e vamos cuidar das nossas empresas!!

Fernando Talaia

 

0
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *