como motivar os funcionários na empresa

Como motivar os funcionários na empresa? Essa realmente é uma questão muito desafiadora em todas as empresas e estou aqui para te ajudar nesse processo.

Não é fácil para um líder conseguir motivar seus funcionários constantemente. Na verdade, esse é um dos maiores desafios que a liderança encontra por não saberem como motivar os funcionários na empresa da forma correta, e eu entendo se você vem enfrentando dificuldades nesse processo.

Felizmente, no entanto, é possível encontrar maneiras de incentivar aqueles que trabalham contigo, em nome de um mesmo objetivo. Descobrir as formas talvez seja o mais complicado, mas estou aqui para te ajudar

Sendo assim, a seguir te apresentarei 5 estratégias infalíveis para você começar a motivar seus colaboradores agora mesmo! Nada de esperar o amanhã para começar a aplicar essa ideias! Vamos juntos!

Aprenda como motivar os funcionários na empresa e comece hoje mesmo

Como estamos falando, é fato que encontrar meios para motivar seus colaboradores não é algo essencialmente simples de ser feito, mas é muito necessário. Sem motivação é normal que os seus subordinados não rendam tanto quanto necessário, não produzam tanto quanto o esperado e não estejam de fato alinhados às metas e objetivos do negócio.

Para te auxiliar nesse processo separei 5 estratégias que vi funcionarem com vários clientes, e que certamente serão úteis para você e para a sua equipe. Confira logo abaixo:

  1. Busque pensar coletivamente, mas agir de maneira individual – Uma coisa que a maior parte dos líderes parece simplesmente não entender é que uma equipe não é um rebanho. Mesmo! Nem tudo que você faz com um colaborador vai funcionar com todos. Estamos falando de indivíduos, afinal de contas, com experiências e demandas bem distintas, e isso é normal.

É necessário, portanto, que você conheça o seu funcionário o máximo que puder, tendo verdadeiro interesse pelo que ele precisa, pelo que ele busca, por quais são os valores dele, qual é o perfil comportamental e por aquilo que anseia de crescimento e realização.

Desenvolver essa conexão é muito bem-vindo, não apenas em termos de incentivo, mas também em termos de engajamento do trabalhador com o seu projeto;

  1. Pense em mecanismos para motivar de verdade seus funcionários – Quem pensa que o dinheiro é tudo que move um trabalhador está bastante enganado, de verdade, e infelizmente o que mais vejo no mercado são líderes que imaginam que a única forma de motivar seus colaboradores é através de aumento.

Não há dúvida que uma remuneração justa e até acima da média é fundamental, mas se preocupar com o que faz o seu funcionário feliz também é primordial. Por exemplo: converter pontos obtidos por tarefas cumpridas em dias de folga pode ser um ganho e tanto.

Oferecer incentivos em programas educacionais, ou ainda permutas por produtos e serviços também são possibilidades a se considerar;

  1. Não trate o trabalho apenas como um combinado de tarefas – Quando eu digo isso muita gente não entende, mas é a mais pura verdade: tarefas entediam os seus funcionários. Agora, se eles entendem que suas funções são verdadeiras missões a chance de se engajarem profundamente é muito maior. Isso porque se uma tarefa nos coloca num sistema mecânico a missão nos faz pensar na recompensa, e esse senso de propósito quem tem que colocar no trabalho é o líder;
  1. Escute verdadeiramente o que os seus colaboradores precisam dizer – Motivar seus colaboradores está muito relacionado a você saber o que eles pensam. Anteriormente comentei que você precisa se esforçar para conhecer bem cada um dos seus funcionários, mas vai além: ouví-los com atenção e buscar compreender as suas opiniões e posições é extremamente relevante.

Se o líder apenas impõe e cobra ele acaba fazendo com que os trabalhadores percam a vontade de estar ali, porque não se sentem realmente importantes para as engrenagens, mas apenas uma peça substituível, além de desperdiçar completamente todo o conhecimento e a criatividade daquele colaborador.

Se você for capaz de demonstrar empatia ao escutar os seus subordinados, tratando-os com igualdade de condições e com respeito a motivação será uma consequência, não uma procura que nunca chega a lugar algum;

  1. Nunca deixe de dar o crédito a quem merece – Normalmente o líder acha que o certo é encontrar culpados e aplicar punições, esquecendo-se de reconhecer os méritos de quem fez as coisas darem certo.

É uma premissa baseada no “punitivismo” e no senso de que só aprendemos quando pagamos pelos nossos erros, o que até pode ser verdade, mas que ignora um ponto básico e fundamental do ciclo: se a gente só é criticado e não é elogiado quando merece perdemos a motivação. Isso vale para todos nós a qualquer momento.

Essa perda de motivação por um excesso de críticas acaba com o clima organizacional da empresa e automaticamente com a produtividade do colaborador, se ele produz menos do que deveria você entrega menos e tende a ter um prejuízo. Tudo isso desencadeado pela ineficácia de dar um feedback e por não ter a técnica correta.

Tendo isso em mente, procure sempre celebrar os bons resultados e apontar o que de positivo fez cada um dos seus funcionários, para que o ganho alcançado fosse possível. Não trate esse processo como algo menor ou desimportante, porque definitivamente não o é.

Se quem trabalha contigo sentir que pode ser trocado a qualquer momento porque não faz a menor diferença é muito improvável que ele siga acreditando no que você propõe;

Entenda que direcionar e motivar seu time é um processo que nunca tem fim

Quem pensa que vai motivar seus colaboradores hoje para amanhã não precisar mais está muito enganado. Vamos aos fatos: você provavelmente vai ter novos funcionários continuamente, mas mesmo aqueles que você já tem mudam de interesse, mudam de foco, mudam de meta. Se não for uma preocupação sua manter essas pessoas na sua é improvável que elas continuem engajadas nos projetos.

Se ilude o líder que pensa que os esforços que está fazendo no presente não terão que ser repetidos no futuro. Eles terão, sim, porque uma empresa vive de novos trabalhos, e se os seus funcionários se perderem de você eles vão se perder da motivação necessária para levar o que está sendo proposto à frente.

Essa é a regra do jogo e quem está na posição de liderança precisa se adaptar, e não ficar pensando que o trabalhador deveria continuar motivado porque anos atrás deu um aumento!

Isso não existe! Motivar seus colaboradores no agora é se preocupar em motivá-los continuamente e sempre, de formas cada vez melhores e cada vez mais funcionais. Sem esse cuidado e esse esforço as coisas não vão correr como você imagina ou espera!

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Interessado em se aprofundar ainda mais em conteúdo de gestão empresarial? Aqui vai outro artigo que recomendo fortemente que mostra a importância de Ficar de Olho nos Números da sua Empresa.

Um grande abraço!

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