Influenciar pessoas sem usar de autoritarismo

Influenciar pessoas sem usar de autoritarismo pode parecer desafiador. Nos acostumamos à uma ideia de que só com um olhar severo, palavras duras e uma postura cruel dá para conseguir resultados, mas a realidade é que não é bem assim que a banda toca, especialmente nos dias atuais.

Hoje a premissa de uma liderança diferenciada vem fazendo cada vez mais sentido dentro das empresas, que percebem que o tom rígido pode trazer resultados a curto prazo, mas esses ganhos não se mantém depois, o que é extremamente problemático e preocupante.

A influência por autoritarismo gera o medo que por sua vez gera o sequestro da amígdala cerebral que consequentemente gera uma submissão burra, sendo assim você perde completamente a criatividade do seu liderado e a capacidade de inovação daquele colaborador.

Assim sendo, a seguir vou te falar sobre o que você pode fazer para influenciar pessoas sem usar de autoritarismo. É um processo possível, acredite, e com as minhas dicas vai ser ainda mais fácil!

Entenda de uma vez por todas como pode influenciar pessoas sem usar de autoritarismo

 

É possível sim influenciar pessoas sem usar de autoritarismo, mas estamos muito acostumados à perspectiva de que isso não funciona. Fomos tão enquadrados a vida toda por exemplos de liderança autoritária que parece improvável que um líder seja capaz de obter resultados efetivos sem apelar para a intimidação, para a cobrança extrema e para a pressão.

Eu aprendi trabalhando com meus clientes que é perfeitamente viável atuar com gentileza, ponderação e respeito e ter o olhar grato dos colaboradores, dispostos a fazer o que eles pedem para chegar aos objetivos desejados. Inclusive, sempre que eu percebo que o que está acontecendo é uma liderança autoritária eu recomendo fortemente que esse caminho seja tomado.

Digo isso porque é bem comum que a gente ache que está tudo bem ser autoritário com os funcionários, porque eles são subordinados e assim que vão render, mas na prática isso os afasta de você. Mesmo, e muito!

Um dos fatores mais importantes para um líder alcançar sucesso com os seus colaboradores é fazer com que eles se engajem na sua visão de crescimento empresarial e em suas propostas que trarão crescimento para todos. Falo mais sobre nesse texto aqui!

Pode parecer exagero, mas não é! Hoje em dia a mentalidade dos trabalhadores é bem diferente do que já foi um dia. Forçar a barra não vai adiantar se você espera que eles te respeitem e te atendam sempre. Isso é algo que tem que ser construído. Eles precisam te enxergar como alguém legítimo e respeitável, e isso vem com uma palavrinha que parece com “autoritarismo” na escrita, mas é bem diferente na semântica: autoridade.

Autoridade existe quando conseguimos influenciar as pessoas a darem o seu melhor porque elas entendem o quanto isso é valioso, sem que elas nem percebam que estão sendo levadas para esse lugar. Autoridade aparece quando alcançamos resultados jamais esperados contando com uma equipe engajada, preparada e confiante no valor que damos a cada um de seus integrantes 2
Compreenda mais sobre autoridade

 

Autoridade é aquilo que a gente tem quando não precisa mandar alguém fazer algo. Ele faz porque sabe que é bom para o contexto e para o time, e está bem com isso. Autoridade vem quando somos olhados com admiração e carinho por nossos colaboradores, sem temor e sem raiva.

Autoridade existe quando conseguimos influenciar as pessoas a darem o seu melhor porque elas entendem o quanto isso é valioso, sem que elas nem percebam que estão sendo levadas para esse lugar.

Autoridade aparece quando alcançamos resultados jamais esperados contando com uma equipe engajada, preparada e confiante no valor que damos a cada um de seus integrantes.

Ou seja: autoridade tem que ser conquistada ao longo do tempo por um excelente trabalho realizado como líder, e é por isso que muita gente prefere continuar na base do autoritarismo, pois acreditam ser mais fácil, mas não se dão conta que ao longo prazo os resultados são desastrosos.

Poder influenciar pessoas sem usar de autoritarismo significa ter muito trabalho, porque nenhuma dessas coisas que citei anteriormente surge da noite para o dia, como num passo de mágica.

Elas exigem tempo, energia e preparação de quem tem a pretensão de liderar através de treinamentos de gestão para aprender a liderar pessoas. Dar um grito, um esporro, um tapa na mesa são ações imediatas, até naturais da frustração humana, muitas vezes, que dependendo do caso e do indivíduo a nossa frente vão funcionar.

A questão é que só vão funcionar naquele momento específico, e depois o efeito “positivo” se dissipa e se transforma em uma coisa muito ruim: rancor, raiva, mágoa e desconforto, sensações que são péssimas quando queremos que nossos trabalhadores estejam alinhados com os nossos projetos e construções.

Essa atitude também faz com que a famosa “rápido peão” ligue no último volume no horário dos almoço, nos grupos de whatsapp e nos intervalos sintonizando em uma frequência completamente contrária a liderança e muitas vezes até sugerindo uma liderança paralela e uma insubordinação.

O autoritarismo impressiona na rapidez como ele consegue nos entregar aquilo que desejamos. A pessoa humilhada, constrangida e machucada costuma se forçar a entregar a gente aquilo que queremos, porque ela não quer passar mais por isso. Mas algo ali dentro começa a morrer, e esse algo normalmente é o respeito, a confiança e o apoio pelo líder que a está esmagando.

Além disso, ser autoritário exige de nós uma energia negativa tremenda. É uma carga pesada fazer com o outro o que não gostaríamos que fizessem conosco. De cara isso não é percebido, e talvez por isso também não seja falado, mas a verdade é que esse é mais um ponto contra uma liderança autoritária. São vários os motivos para você evitar ir por esse caminho, mesmo, mesmo!

Autoridade existe quando conseguimos influenciar as pessoas a darem o seu melhor porque elas entendem o quanto isso é valioso, sem que elas nem percebam que estão sendo levadas para esse lugar. Autoridade aparece quando alcançamos resultados jamais esperados contando com uma equipe engajada, preparada e confiante no valor que damos a cada um de seus integrantes 3
Abrace o poder de influenciar pessoas sem usar de autoritarismo

 

Sim, isso é um poder. Falo sem medo de errar e de ser feliz! É algo muito forte e muito funcional, e tem a ver essencialmente com fazer o contrário do que falei previamente.

Olhar para o seu funcionário com o respeito que você gostaria de ser olhado, com a consideração, com a atenção e com o carinho que você gostaria de receber é o meio mais eficaz para que essa pessoa compre suas ideias, e em conjunto para que a sua equipe vá fundo no que quer que você proponha, no que quer que você apresente!

Dá sim para influenciar pessoas sem usar de autoritarismo, mas de fato não dá para fazer isso se mantendo preso ao que dizem por aí que dá certo e que funciona. Coloque em prática um dia de liderança focada em autoridade e perceba a mudança no olhar daqueles que estão com você, nos seus sorrisos.

Mas Talaia como consigo influenciar de forma prática meus colaboradores e inspirá-los a fazer o seu trabalho da melhor forma?

  • Crie metas para eles e bonificação por atingimento de meta mínima, meta básica e meta master;
  • Traga a visão que tem de crescimento da empresa e mostre a eles o quanto poderão se desenvolver e crescer junto caso aquela visão se concretize;
  • Faça gamificação entre os colaboradores e no atingimento das metas;
  • Tenha uma plano de carreira bem definido para que vejam que é possível crescer dentro da sua empresa;
  • Entenda de Perfil Comportamental e de Valores Humanos para saber como motivá-los da forma correta.

Essas são algumas das formas que implanto quando faço consultoria de gestão empresarial para os meus clientes, caso não detenha o conhecimento para realizar essas atividade entre em contato comigo que eu posso te ajudar!

É algo absurdamente transformador e forte. Se a gente se permite fugir à regra e deixar para trás tradições negativas estamos muito mais prontos para melhores resultados, mas isso exige coragem e um mergulho sem medo em treinamentos e desenvolvimento pessoal.

Preparei um teste gratuito chamado “A Roda do Sucesso Empresarial“ que pode te ajudar a identificar os pontos bons e os pontos a desenvolver na sua liderança, caso queira examinar a sua liderança e receber um feedback personalizado em vídeo sobre os pontos que pode melhorar, clicar aqui.

Caso queira ler um artigo e aprender como motivar seus liderados, recomendo a leitura deste meu outro artigo:

Como motivar os funcionários na empresa em 5 estratégias infalíveis

Um forte abraço e vamos cuidar das nossas empresas!!

Fernando Talaia

0
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *