Gestão construtora

Você vem gerindo o seu negócio ou vem empurrando com a barriga esse assunto na sua vida? Uma gestão eficiente é o caminho para o sucesso em uma grande empresa. Entende o que é e como fazer gestão!

Se eu te perguntasse nesse exato momento qual é o seu negócio? O que você me diria? Trabalha na indústria têxtil? É advogado? Médico? Trabalha em um hospital? Você já parou para pensar? Talvez seja um desses que eu falei, e você se identificou, mas o que eu quero dizer é que para construir um empresa de sucesso, que realmente prospera e fatura 10 vezes mais do que a média dos concorrentes, é preciso ter claro na mente que o seu negócio é GESTÃO.

E talvez você deve estar se perguntando: Como assim o meu negócio é gestão?

gestão 02

Quero desconstruir algo que talvez esteja fazendo você quebrar empresas atrás de empresas, não se sentir capaz nem confiante de ter uma empresa grande e talvez não estar conseguindo escalar o seu negócio atualmente.

Por muitos anos da minha vida eu confundi que o ofício de um profissional como ser dentista, engenheiro, médico, advogado e qualquer outro profissão que você possa ter se formado na sua faculdade era o negócio dele ou como costumamos dizer “O seu Business”.

Essa mentalidade me fez quebrar muitas empresas e achar que ter grandes negócio não era para mim, pois como era possível ser muito bom tecnicamente no meu ofício, porém quando abria um negócio ele não dava certo?

Nessa fase comecei a procurar especializações de gestão empresarial, conhecimento nessa área, modelar pessoas que estavam tendo um grande sucesso para ver o que elas estava fazendo, e foi ai que descobri que não sabia nada de gestão de empresas e na verdade eu tinha até aversão a tudo isso.

Por ter visto meu pai quebrado várias empresas, sempre que pensava em gerir um negócio me vinha um sentimento ruim a respeito, não gostava de acompanhar os números do negócio e frequentemente confundia PF com PJ usando o dinheiro da empresa para pagar minhas contas e meus luxos da PF.

Talvez assim como eu, você também não tenha tido o melhor exemplo de empresário dentro de casa, então me responde: Como você vai fazer algo que você não aprendeu como fazer? Você consegue atravessar um rio nadando sem saber nada? Você consegue andar de moto sem nunca ter pilotado?

A partir de hoje você não fala mais que seu produto ou serviço é o seu negócio, mas sim a gestão. E não importa em qual nível você está. É preciso ter esse foco em pensar em gerir, mesmo sendo, por exemplo, um profissional autônomo.

Se você quiser ter sucesso tem que pensar em gerir a sua carreira o que vai muito mais além de apenas cumprir o seu ofício, gerir a carreira envolve os cursos que vai fazer, qual o marketing fará em cima da sua imagem, controle financeiro e de investimentos, contrato com fornecedores e clientes, gestão de riscos, visão estratégica de futuro, liderança e tantas outras coisas.

Percebe que não é apenas ser bom no seu ofício?

A gestão é aquilo que diferencia uma grande empresa ou organização de pequena ou familiar, afinal, nesta não há processos nem gestão. Por exemplo, uma construtora executa a construção de casas assim como um pedreiro, só que o primeiro em nível grande e o outro em nível pequeno.

gestão empresarial

Em uma construtora podemos observar um nível alto de gestão e processos, tudo funcionando conforme uma engrenagem. Já o pedreiro não há nada de gestão.

Que fique bem claro que não estou denegrindo a imagem dos pedreiros, só estou falando de fatos que acontecem no dia a dia e o porquê a construtora cresce e se torna escalável e o pedreiro continua pequeno e com apenas uma obra e olhe lá.

gestão pedreiro

E agora eu te pergunto: você vem agindo como construtora ou pedreiro? 

Se seu desejo é ter um negócio realmente lucrativo e que cresça é fundamental pensar uma gestão bem estruturada. Um exemplo é a Amazon, hoje a maior distribuidora do mundo, é uma empresa que não tem um produto, ela apenas fornece os de terceiros, logo o seu serviço é a logística. E para ter o sucesso que tem, é preciso gerir fornecedores, clientes, marketing entre outros.

Portanto para um negócio de sucesso é fundamental uma gestão eficiente. Sem ela é impossível crescer.

Te convido a fazer um teste que desenvolvi para mensurar e examinar a sua empresa chamado “A Roda do Sucesso Empresarial”, lá terá uma mapa das melhorias que poderá fazer na sua gestão e na sua empresa e ainda receberá um feedback personalizado em vídeo meu.

Roda do Sucesso Empresarial

Ah você já me segue no instagram? Caso não me siga, clica no link aqui e segue, pois lá compartilho um pouco de estratégias de gestão e poderemos ficar mais próximos: https://www.instagram.com/fernandotalaia.oficial/

Chega de ser operário, você nasceu para ter sucesso como empresário e empreendedor, só que o MEC colocou na sua cabeça que você é média e que tinha que ter uma profissão, uma carreira e se aposentar.

Por mais que você seja empresário, talvez hoje não se sinta confiante em gerir o seu negócio e construir algo grandioso por essa mentalidade que foi instalada em você!

Quero te ajudar a desconstruir isso e te liberar dessa mentalidade de operário.

Caso você queria ajuda para entender se é melhor você começar por um treinamento ou uma mentoria na área de gestão, entre em contato que te ajudo nesse processo.

#LibertaçãoDosOperários

Grande abraço!

0
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *