líder de sucesso

Ser um líder de sucesso requer investimento em como se tornar e a decisão de pagar o preço de se tornar tal líder, mas existe o preço do sucesso e o preço do fracasso, basta decidir qual preço você quer pagar. Como chegou até esse artigo, vejo que está interessado em pagar o preço do sucesso então vou te ajudar nessa etapa.

Há 20 anos atrás quando iniciei minha carreira dentro de grandes empresas, eu mesmo já me vi atordoado com a perspectiva de não conseguir ser um guia para os meus colaboradores, uma voz de união e de conciliação para inspirá-los.

Em vários momentos achei que não era possível levá-los à realização de bons projetos, de bons trabalhos, porque eu não entendia como ser, ou melhor, como me tornar um líder de sucesso.

Se você está passando pelo mesmo saiba desde já: isso tem solução. A seguir te darei algumas ideias de como começar a trabalhar essa premissa em você. Vem conferir e vem ver!

líder de sucesso 02
Um líder de sucesso assume responsabilidade pelos resultados

Isso é uma coisa que muito líder não gosta de escutar, mas sinceramente, eu não estou aqui para falar apenas o que agrada, ou o que convém. Não raramente nós temos que colocar o dedo na ferida, e um líder de sucesso é alguém que assume a responsabilidade pelo que a equipe está conquistando ou não está. Ponto final!

Sim, estamos em meio a uma crise econômica, que agora também é sanitária. O governo não ajuda, e encontrar bons trabalhadores também não é moleza. Prepará-los para correr atrás de objetivos determinados pode ser tão complicado… Isso sem falar no tempo, porque somos líderes, mas ainda temos que cuidar das nossas famílias, da nossa saúde e do nosso bem-estar.

E olha que nem foi mencionada ainda a concorrência, que costuma ser sempre tão ardilosa e indecente no mercado. Crises de todos os tipos, como a econômica que o país enfrente, concorrencial com produtos importados, setoriais como a dos automóveis e por aí vai.

Tudo convergindo para querer prejudicar o homem ou a mulher em posição de liderança, não é? Bem, é nisso que ele ou ela quer acreditar, porque pensar desse modo tira muita carga dos ombros, sai a responsabilidade, porém nada muda, nada mesmo!

Ser líder de sucesso significa essencialmente que somos os principais responsáveis se nossos comandados não estão indo bem e se as missões a serem cumpridas não estão sendo alcançadas, e isso é duro. É o tipo de peso que ninguém quer carregar, mas se você decidiu ser o comande do barco da empresa é você que tem que mudar a rota, a navegação, ajustar as velas desse barco para navegar em mares melhores.

Por isso digo que não é por acaso que nem todo mundo pode ou deve ser líder, melhor até dizendo, não está disposto a pagar o preço da liderança.

Então o meu conselho para você que fica na dúvida se aguenta a pressão de se responsabilizar pelo fracasso ou pelos ganhos de um time é que pense bem se estar como líder combina com sua personalidade, com seu jeito de ser e com as suas vontades.

Se não for o caso não é vergonha ou demérito, mas não continue lendo esse texto antes de ter isso bem claro na sua cabeça, porque agora está na hora de eu dar dicas reais a partir da responsabilização fundamental para quem sonha de verdade em ser um líder de sucesso! Se é o seu caso vem conferir:

Veja como ser um líder de sucesso tomando a dianteira da equipe e da missão

Bem, agora que já deixei claro que líder de sucesso de verdade é líder que aponta para si mesmo quando algo ta errado e que comemora com os demais quando dá certo está na hora de lançar estratégias para exercer essa boa liderança. Veja algumas possibilidades interessantes de se considerar a seguir:

líder de sucesso 03

  • Seja a segurança do seu time – Falei mais sobre isso nesse artigo aqui, mas é um ponto crucial: se o seu time espera que você os repreenda o tempo todo ele vai ficar travado. É importante que eles sintam confiança de que você confia em todos os seus integrantes e que está pronto para batalhar por cada um, fazendo a sua parte;
  • Não espere que tomem decisões – O líder de sucesso é quem toma as decisões dentro da equipe. Ele pode ouvir a todos para pegar visões diferentes e encontrar a ideal dentro do contexto, mas cabe a esse profissional escolher o que é melhor em cada momento, pois ele está alinhado com a estratégia da empresa e sabe a melhor direção. O problema é que muitos parecem se esquecer desse detalhe e delegam essa parte complicada do trabalho para subordinados. Não caia nessa;
  • Deixe as suas expectativas transparentes – Um bom líder tem que saber se comunicar bem, principalmente com a sua equipe. Se você não deixa claro o que precisa dos seus colaboradores dificilmente vai ter, e se for reclamar estará errado, francamente. É necessário expressar com direcionamento as necessidades para cada projeto, e se isso é um desafio para você é importante buscar trabalhar;
  • Procure estimular o seu time a pensar – Existe uma diferença bem grande entre você delegar decisões e você estimular o debate e a reflexão dos seus colaboradores. Isso é bem-vindo, até para que eles desenvolvam autonomia. Pode parecer complicado fazê-lo, mas é mais simples do que se imagina. Por exemplo, se você chama pergunta o que eles acham de determinado tema já está indo por esse caminho, inegavelmente. Pode não parecer, mas é;
  • Se mostre responsável com a equipe – Se importar com o que é necessário para eles, com o que eles precisam e com o que os preocupa é fundamental. Já comentei o assunto em outra oportunidade nesse texto, mas reforço mais uma vez essa necessidade;
  • Dê o exemplo – Um líder de sucesso é um líder que é um exemplo em todos os sentidos para a sua equipe, ao mesmo dentro do ambiente de trabalho. Isso é o mínimo. Você tem que fazer o que cobra deles, e tem que ser o exemplo para eles te seguirem, pois palavras entram por um ouvido e saem pelo outro, agora o exemplo arrasta. Se não for desse jeito você está se enganando;

Não há como negar: ser líder de sucesso desafiador e requer muito desenvolvimento sobre comportamento humano para lidar da melhor forma com as pessoas.

Ainda assim, é maravilhoso quando é isso que você realmente quer para a sua vida e quando os resultados positivos dos seus liderados começam a aparecer. Conte comigo e com as minhas orientações para chegar a esse patamar! Vai ser um prazer estar com você!

Se você quer ser um grande líder isso não acontecerá do dia para a noite. É um lugar que se ocupa plenamente aos poucos e a medida que você aprende e se desenvolve.

Preparei um teste gratuito chamado “A Roda do Sucesso Empresarial“ que pode te ajudar a identificar os pontos bons e os pontos a desenvolver na sua liderança, caso queira examinar a sua liderança e receber um feedback personalizado em vídeo sobre os pontos que pode melhorar, clicar aqui.

Caso queira ler um artigo e aprender como motivar seus liderados, recomendo a leitura deste meu outro artigo:

Como motivar os funcionários na empresa em 5 estratégias infalíveis

Um forte abraço e faça a sua parte para um mundo melhor!!

Fernando Talaia

0
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *