Como fazer o cliente comprar mais 01

Fazer o cliente comprar mais não é só uma coisa que se acontecesse seria muito bom! Não! É um processo realmente fundamental para a saúde financeira da empresa e para que seu cliente tenha os benefícios de usar seu produto ou seu serviço!

Sem vendas uma empresa não vive, seja de serviços ou de produtos. É necessário compreender isso e não subestimar o valor desse processo, que muita gente trata como menor.

Sendo assim, está na hora da gente falar mais a fundo sobre como fazer o cliente comprar mais, e eu estou pronto para te contar como fazer esse processo acontecer. Vem ver!

Como fazer o cliente comprar mais

Compreenda a importância de fazer o cliente comprar mais

Atualmente vejo muitas empresas e time comerciais apenas com tiradores de pedido ao invés de realmente vendedores. Parece que as empresas não estão levando a sério a necessidade de fazer o cliente comprar mais. Eu vejo isso o tempo todo e fico pasmo com essa postura.

Se para você existe alguma dúvida de que fazer o cliente comprar mais é primordial veja: seu negócio depende de vendas. Por melhor que seja seu marketing, por melhor que seja o seu conhecimento, por melhor que seja seu produto, seu serviço e seus colaboradores, tudo isso não será nada caso você não faça com que o consumidor consuma.

É claro que em tempos de crise econômica fazer isso acontecer é bem mais desafiador, mas não tem que ser necessariamente impossível. A seguir vou te dar umas dicas de como fazer acontecer!

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Veja como vender mais para o seu cliente

Já expliquei que fazer o cliente comprar mais é uma necessidade de primeira linha, mas só isso não basta para você entender essa ideia. É necessário mostrar como isso tem que funcionar, e é o que eu venho trazer agora:

  • Conheça suas limitações e as exponha – O sucesso é sempre apresentado pela empresa com orgulho e alegria, e normalmente faz parte da comunicação mostrar o que de único e ideal a companhia tem a oferecer ao consumidor.

Agora, um ponto que eu sempre acho válido fazer é apresentar as dificuldades e as problemáticas para o público, para que ele saiba no que vocês estão ainda limitados, mas igualmente dispostos a melhorar. Essa consciência é bem-vinda para conseguir evitar uma quebra de expectativas, por exemplo.

É importante que você diga com todas as letras o que não pode, ou o que não consegue fazer pelo cliente! Creia, seu relacionamento com ele vai melhorar a partir disso e as suas vendas também;

  • Entenda se o seu consumidor está pronto para comprar – Em muitos casos a gente tende a olhar para aquele consumidor que ainda não comprou e achar que ele está só indeciso, mas em alguns casos ele não está pronto para comprar.

A indecisão tem a ver com a incerteza na definição, na elaboração de uma escolha, e essa indecisão pode ser sobre comprar uma roupa, ou economizar para fazer uma viagem.

Agora, quando ele não está pronto para comprar ele está inseguro sobre se o que você oferece é de fato a resposta para os seus problemas. Nesse caso, cabe a você para fazer o cliente comprar mais trazer a ele essa segurança que não foi capaz de ter sozinho, ou com toda a estratégia oferecida pela empresa;

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  • Alinhe as suas expectativas com a do cliente – Normalmente as expectativas de um cliente são altíssimas, especialmente quando ele se ajusta para comprar um produto, seja ele qual for.

Em muitos casos o vendedor se sente impelido a convencer o cliente de que está fazendo o melhor negócio, mesmo que ele já vá comprar, prometendo entrega mais rápida que o normal, e vários outros benefícios.

O ideal é que na medida que você vende esteja claro o que o consumidor quer e o que você pode oferecer. Tudo isso precisa se alinhar em uma só cadeia lógica;

  • Não pode ser difícil fazer negócios com você – Essa é uma premissa das mais básicas quando estamos falando de fazer o cliente comprar mais. Se parece muito complicado consumir de você ele não vai consumir, ponto final.

O que quero dizer é que para o cliente que quer comprar falar sobre a assinatura de um contrato tem que ser simples, analisar questões de divergência tem que ser tranquilo, entender que podem haver falhas também e que nem sempre o cliente está certo, igualmente, e claro, perceber que é vontade de todos os envolvidos que tudo corra bem, da melhor forma.

Isso significa, na prática, que o que tem que ser sentido é que é prático e cômodo se relacionar com você, com a sua empresa. Uma vez que isso for percebido não será esquecido;

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  • Procure sempre estar pelo menos um passo à frente – Entre o cliente e o que ele espera você é o elo. Você é responsável direto pela satisfação do consumidor. Disso não dá para fugir. Não dá para negar.

Para garantir essa tal de satisfação o ideal é você se antecipar, portanto. Para conseguir fazer o cliente comprar mais o ideal é responder todas as suas dúvidas e resistências sem que ele tenha perguntado, sem que ele tenha demonstrado. É assim que os resultados mais potentes aparecem.

Sim, vender é simples, mas não é fácil! Você precisa ter a técnica correta se quiser estar entre os primeiros. Tudo nessa vída é técnica!

Se você quiser ser bem sucedido em um segmento você precisa estudar sobre ele, praticar, modelar os melhores e treinar até se tornar.

É parte de todo negócio, seja ele qual for o produto ou serviço, a missão, a visão e os valores por trás, mas não é um processo que rola em um estalar de dedos. De jeito algum.

Ainda assim, fazer o cliente comprar mais é viável se você está disposto a deixar que isso ocorra e se você se prepara para efetivar essa missão.

Caso você queria se tornar um especialista em vendas para aumentar o seu faturamento e o faturamento da sua empresa eu tenho um curso chamado Sales Experience (Experiência em Vendas).

Nesse curso abordamos todos os assuntos que você precisa saber para vender qualquer produto ou serviço. Confira!

Porém se você quer iniciar ainda hoje e não tem tempo a perder até a próxima turma, preparei um curso online onde receberá a ferramenta usada por Abílio Diniz para avaliar seu time comercial, neste treinamento aprenderá como criar um time de vendas a prova de falhas!

Venda muito a partir de agora e tenha resultados extraordinários, pois “O resultado quebra qualquer objeção”!

 

Grande abraço e até a próxima!

Fernando Talaia

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