Provavelmente você já deve ter ouvido diversas vezes sobre como fazer exercícios físicos podem fazer bem ao seu organismo. São inúmeras a quantidade de pessoas que “pregam” os benefícios que se tem em manter uma rotina de atividades físicas.

Nossas redes sociais são lotadas de pessoas que fazem parecer fácil praticar exercícios e manter uma alimentação saudável. Mas sei muito bem que a realidade não é tão simples. Fazer uma drástica mudança de hábitos é uma tarefa mais que complicada, e só de pensar em passar horas dentro de uma academia pode gerar desânimo na grande maioria!

Não é preguiça, ou falta de instrução, mudar a rotina é algo que realmente exige muito foco e persistência. É por isso que correr normalmente tem sido uma alternativa aos que desejam de toda forma atingir suas metas, sejam elas meramente estéticas, físicas (falando do ponto de vista da saúde) ou até psicológicas.

Praticar a corrida é uma excelente alternativa à quem deseja iniciar uma rotina saudável, cabe em qualquer horário, foge da (muitas vezes temida) rotina de academia, proporciona prazeres únicos e o melhor: não tem custo algum!

Por isso separei os 5 maiores benefícios que correr pelo menos 1h por dia pode gerar:

1 – O Prazer da Vista

Diferentemente de ficar olhando para os números da esteira – que às vezes nos assustam! Um dos maiores benefícios da corrida ao ar livre é a vista. Apreciar as árvores, flores e lagos durante o trajeto é um motivo e tanto para sair e fazer exercício!

Além do mais o ar parece ser mais puro, você tem mais espaço, e pode fazer o seu próprio curso! Fazer pequenas pausas durante o caminho para observar o visual é mais que válido! Sinta-se livre para organizar o melhor horário e lugar seguro para desenhar seu trajeto. Pode ser no parque da cidade no primeiro horário do dia ou até mesmo na vizinhança para concluir mais um dia de trabalho, escolha o que te fizer melhor!

2 – Alta Queima de calorias

Pode ser que você não perceba ou não veja os resultados logo de cara, porém está queimando uma tonelada de calorias! Seja percorrendo toda uma maratona ou somente metade de seu percurso, a quantidade de calorias queimadas é enorme!

Correr apenas 2km – 5km por dia já pode gerar uma perda significativa. Correr é uma forma vigorosa de se praticar exercícios, você pode queimar mais calorias correndo 45 min por dia do que andar de bicicleta ou em uma máquina elíptica na academia por exemplo.

Existem aparelhos hoje que calculam a quantidade de calorias perdidas, mas se preferir você pode fazer o cálculo, usando uma regra matemática simples: Km/h X peso X 0,0175 = caloria por minuto.

Para dar um exemplo, uma pessoa de 60Kg, que corre à 5 Km/h gastará: 5 x 60 x 0,0175 = 5,25 calorias por minuto. Correndo uma hora nessa velocidade terá gasto 5,25 x 60 min = 315,0 Calorias.

E os benefícios da corrida, ligados á uma boa alimentação pode gerar ainda melhores resultados!!

3 – Faz Bem para Mente

Já é comprovado por diversos estudos que a prática de exercícios como a corrida, libera quantidades grandes de endorfina em nosso cérebro – substância responsável pela sensação de bem-estar, além de ter fortes poderes analgésicos!

Enquanto você corre a sua mente está gerando quantidades significativas da substância, por isso no momento em que chega em casa, você se sente mais feliz! Dedicar 1h por dia para este tipo de atividade pode resultar em uma boa melhora em seu estado psicológico!

4 – Corrida de Beleza

Já disse aqui sobre a perda de calorias, mas correr gera benefícios muito maiores para o corpo. É um ótimo remédio para a pele, ajudando na redução de rugas e acnes por exemplo!

Correr beneficia em manter níveis saudáveis de cortisol – hormônio relacionado ao estresse. O que ajuda muito na diminuição de rugas e espinhas. O controle do hormônio também proporciona cabelos fortes e saudáveis além de dar brilho extra à pele!

Manter essa rotina gera também a produção de colágeno que mantém nossa pele mais firme e elástica. Com certeza agora você tem mais um ótimo motivo pra correr!

5 – Ajuda a definir metas!

Correr é um ótimo motivo para estar com você mesmo, definir pensamentos e estar autocentrado. Ninguém pode te incomodar ou mandar um email urgente! É uma ótima oportunidade para definir quais suas metas, objetivos e focar somente em você.

Te desafia a percorrer destinos e caminhos maiores todos os dias, e quanto mais você pratica mais longe você quer ir! Não importa o caminho, correr te lembra que o que você mais precisa é ter persistência e colocar um pé na frente do outro!

Existem muitos motivos e benefícios de se praticar uma corrida diariamente. A beleza em se correr é que a sensação gera diferenças para cada um que à prática. É um exercício onde sua mente se conecta com seu corpo. Uma oportunidade para fazer perguntas à si mesmo e encontrar as respostas com o tempo.

Procure organizar sua rotina e separar um horário do seu dia para correr! Você pode escolher aquela playlist motivacional e começar todo um “ritual” pré corrida. (quem sabe em um próximo post dou algumas dicas!)

Não se deixe desanimar se um dia acordar e estiver desmotivado, pode acreditar que todos temos esses dias, mas diga a si mesmo que é mais um dia fazendo bem à você mesmo! E se você é ou conhece alguém que precisa saber e praticar esse tipo de exercício, é só compartilhar esse artigo!

 

Grande Abraço.

Fernando Talaia – Master Coach.  

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