O tamanho do faturamento não significa realmente uma empresa de sucesso. O lucro é o fator mais importante para isso

 

Você deve estar se perguntando: como assim? Faturamento: métrica de vaidade? Pois é exatamente isso mesmo. Empresas que se preocupam com o faturamento são empresas vaidosas. Que querem mostrar números altos para as outras pessoas. 

Faturamento não importa em relevância, o que realmente importante é o lucro. Esse é o segredo dos milionários, pois é o lucro que paga as contas, que faz a empresa investir mais, que paga os funcionários, que paga os impostos e faz realmente os negócios crescerem.

Então o primeiro convite que quero trazer aqui é que você pare de olhar para o faturamento e pense mais no lucro. Mas afinal, o que é o lucro? É quando você aperta o DRE (Demonstrativo do Resultado do Exercício) da sua empresa que é tudo que você faturou, menos tudo aquilo que foi pago de impostos, funcionários e outros custos fixos e sobrou um dinheiro, isso é o chamado lucro.

Constantemente empresários observam o faturamento de suas empresas e ficam satisfeitos com o resultado, mas isso não quer dizer nada. E se você faturar 2 milhões por mês e gastar 2 milhões e cem mil? Foi incutido no cérebro brasileiro que lucrar é algo ruim, que falar sobre isso é feio e é relacionado a ganância. E isso não tem nada a ver. Afinal, ganância é uma coisa e ambição é outra. 

Quando falo de lucro líquido da minha empresa, estou falando de algo relacionado a ambição. Com o lucro eu consigo gerar emprego, pagar funcionários e imposto e fazemos a economia do país girar. Logo é preciso tirar esse tipo de pensamento de nossas mentes, pois o lucro é realmente muito bom, pois ajuda o empresário e também outras pessoas.

Quantidade de funcionários também é uma métrica de vaidade. Afinal, uma empresa mais enxuta no quadro de colaboradores, tem maiores chances de serem lucrativas. Lembre-se: grandes empresários visam empresas lucrativas e não aquelas que faturam alto. 

E você, vem olhando para o faturamento ou para o lucro? E sabendo disso tudo que te falei, quais mudanças precisam serem feitas a partir de agora para ter um negócio realmente lucrativo.

0
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *