Para ter uma empresa de sucesso que cresce cada vez mais é preciso estar atento a todos os números, desde os mais simples até o mais complexos.

 

Neste artigo vamos falar da importância de estar atento aos números da sua empresa. De saber como anda a saúde financeira dela e ter clareza de todos os indicadores do seu negócio. 

Uma empresa bem estruturada é composta por três níveis. No topo está o estratégico, que mostra para onde o negócio deve caminhar definindo as estratégias. Logo abaixo está o tático, que são as pessoas comprometidas e executar as estratégias definidas. Depois temos o nível operacional, que são aqueles que colocam a mão na massa.

Quando falo para alguém que está no estratégico “ficar próximo dos números” é para se ter o controle tudo que aconteceu: o que foi vendido, qual o lucro que foi obtido, quais produtos ou serviços dão mais retorno, enfim, entender efetivamente quais são os números de sua empresa. 

Para isso, você não precisar ficar criando milhares de planilhas, é possível delegar, mas sem se ausentar. Ou seja, mesmo que o levantamento desses dados seja função da equipe financeira, um bom estrategista deve estar ciente de todos e entendê-los bem.

Já conheci pessoas que apenas delegavam, dando valor apenas aos números finais e infelizmente quebraram seus negócios. Lembre-se que construir uma empresa de sucesso não é fazer apenas o que se gosta, mas sim fazer aquilo que é preciso.  Portanto, fique próximo de todos os números e dados, esteja ciente de tudo que acontece no seu negócio. Assim sua gestão será muito mais eficiente e o sucesso muito mais fácil de ser alcançado. 

0
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *